CASOS DE SUCESSO
Orientações de Submissões
Os trabalhos submetidos ao 5º Seminário de Educação Profissional no dia 16 de julho de 2025 passam por um processo de avaliação em que a identidade, a afiliação institucional do (a) autor (a) e qualquer informação que o(a) identifique deverão ser omitidas, caso contrário, a submissão do trabalho será automaticamente cancelada.
A avaliação será realizada pelos membros da Comissão composta por professores (as) e será avaliado por pelo menos dois (duas) avaliadores (as), a aceitação ou não do trabalho será decidida conforme os pareceres dos (as) avaliadores (as).
As submissões das apresentações para os casos de sucesso deverão ser realizadas com base nos eixos temáticos a seguir.
- Eixo 1 - Práticas Pedagógicas no contexto da Educação Profissional
Engloba trabalhos de investigação que abordem metodologias e práticas pedagógicas inovadoras nos contextos da educação profissional, tecnológica e superior, nas modalidades de ensino presencial, a distância e híbrido, nas diversas áreas do conhecimento.
- Eixo 2 – Novas Tecnologias no processo de aprendizagem na Educação Profissional
Engloba estudos e pesquisas que abordem o uso ou desenvolvimento de tecnologias digitais nos contextos da educação profissional e tecnológica e superior, nas modalidades de ensino presencial, a distância e híbrido. Incluem-se estudos sobre softwares educacionais, jogos digitais, mídias, ferramentas de Inteligência Artificial e outras tecnologias educacionais.
- Eixo 3 – Saúde Mental, Diversidade e Inclusão na Educação Profissional
Engloba trabalhos de investigação que abordem experiências na saúde mental, diversidades e inclusão social nos contextos da educação profissional, tecnológica e superior, nas modalidades de ensino presencial, a distância e híbrido. Incluem-se estudos relacionados à saúde mental, educação inclusiva, e outras.
- Eixo 4 – Mundo do Trabalho, Economia Criativa e Sustentabilidade na Educação Profissional
Engloba trabalhos de investigação que abordem experiências sobre o Mundo do Trabalho, Economia Criativa e Sustentabilidade, nos contextos da educação profissional e tecnológica e superior, nas modalidades de ensino presencial, a distância e híbrido. Incluem-se estudos relacionados às temáticas Mundo do Trabalho, Economia Criativa e Sustentabilidade.
Datas Importantes
Início das submissões: 12 de maio de 2025.
Período de submissões: 12 de maio a 15 de junho de 2025 (às 23:59h).
Período de Avaliação: 16 de junho a 27 de junho de 2025.
Notificação de Aceite: 01 a 04 de julho de 2025.
Prazo para envio final das apresentações: até 09 de julho de 2025.
*O período de submissão pode ser alterado, de acordo com as decisões da comissão.
Das Instruções Gerais
». Para submissão, os (as) autores (as) deve (m) estar inscritos (as) no evento. Lembrando que a inscrição é gratuita e no aplicativo do evento (https://www.even3.com.br na aba Realizar Submissão)
- Serão aceitos trabalhos na forma de Caso de Sucesso;
- Os trabalhos devem ser escritos em língua portuguesa.
- O (A) participante poderá submeter até 2 trabalhos como autor(a) principal. Cada trabalho pode ter até três autores (as) (incluindo o autor principal);
». Não é possível realizar nenhuma edição, correção ou alteração nos trabalhos após sua submissão, salvo para casos em que os avaliadores ou comissão solicitarem algum tipo de alteração. Dessa forma, antes de realizar a submissão, certifique-se de que o trabalho é sua versão final. Portanto, verifique o título do trabalho, o corpo do texto e todos os dados referentes aos autores (as), como nome completo, e-mail, entre outros.
Como submeter um Caso de Sucesso no 5º Seminário
Os trabalhos submetidos ao 5º Seminário serão na modalidade Caso de Sucesso e devem estar de acordo com as normas do “template”.
O modelo de apresentação será enviado caso a apresentação seja aprovada.
Orientações sobre as apresentações
- É obrigatória a utilização do “template” de apresentação do evento.
- Cada apresentação terá duração de 5 minutos para apresentação e o vídeo produzido ou fotos.
Avaliação
Os resultados das avaliações serão enviados por e-mail e ficarão disponíveis no sistema da plataforma EVEN3, na aba “Submissão”, disponível na área de inscrito.
É de extrema importância que os inscritos monitorem a referida aba, a fim de verificar como anda o status da avaliação do seu trabalho.
Nossa comissão poderá entrar em contato por meio do WhatsApp também.
Caso de Sucesso
Caso exista interesse em realizar a submissão de Caso de Sucesso deve ser seguido a seguinte estrutura: Introdução; Objetivo; Metodologia; Resultado do Caso de Sucesso; Conclusão para aprovação.
EXEMPLO:
"Introdução: é um texto modelo da indústria tipográfica e de impressão. O Lorem Ipsum tem vindo a ser o texto padrão usado por estas indústrias desde o ano de 1500, quando uma misturou os caracteres de um texto para criar um espécime de livro. Objetivo: Este texto não só sobreviveu 5 séculos, mas também o salto para a tipografia eletrônica, mantendo-se essencialmente inalterada. Materiais e Métodos: Foi popularizada nos anos 60 com a disponibilização das folhas de Letraset, que continham passagens com Lorem Ipsum, e mais recentemente com os programas de publicação como o Aldus PageMaker que incluem versões do Lorem Ipsum.Resultados: o contrário da crença popular, o Lorem Ipsum não é simplesmente texto aleatório. Tem raízes numa peça de literatura clássica em Latim, de 45 AC, tornando-o com mais de 2000 anos. Richard McClintock, um professor de Latim no Colégio Hampden-Sydney, na Virgínia, procurou uma das palavras em Latim mais obscuras (consectetur) numa passagem Lorem Ipsum, e atravessando as cidades do mundo na literatura clássica, descobriu a sua origem. Conclusão: Lorem Ipsum vem das seções 1.10.32 e 1.10.33 do "de Finibus Bonorum et Malorum" (Os Extremos do Bem e do Mal), por Cícero, escrito a 45AC. Este livro é um tratado na teoria da ética, muito popular durante a Renascença. A primeira linha de Lorem Ipsum, "Lorem ipsum dolor sit amet..." aparece de uma linha na seção 1.10.32."
- O nome de cada tópico deve ser apresentado em negrito;
- O resumo deve conter entre 250 e 350 palavras.
- Título: deve ser suficientemente claro e informativo.
- Não será permitida a inclusão de referências bibliográficas e citações no corpo do resumo.
Apresentação oral e presencial
» Os (As) autores (as) que tiverem seus trabalhos aprovados deverão enviar sua apresentação por email no formato PDF até a data estipulada, conforme informado acima.
» A apresentação oral dos trabalhos deverá ser realizada no tempo de 5 minutos, obrigatoriamente, (sendo 5 minutos para exposição e apresentação do material produzido).
A apresentação poderá ser realizada por qualquer um(a) dos(as) autores(as).
Da Certificação e das Premiações dos Trabalhos
» A comissão selecionará os melhores trabalhos para serem premiados no evento. Serão atribuídas, 3 (três) menções honrosas. Para isso, o julgamento dos melhores trabalhos será feito pela comissão organizadora, por meio dos seguintes requisitos: originalidade, forma de apresentação dos dados, relevância do trabalho, coerência da metodologia, profundidade da discussão, adequação ao tema do evento, qualidade ortográfica, entre outros itens que os(as) avaliadores(as) julgarem ser pertinentes.
Os (As) autores (as) dos trabalhos aprovados receberão certificado de apresentação. Os certificados serão emitidos com o título do trabalho, nome dos (as) autores (as), do(a) primeiro(a) para o último(a) autor (a), nome do evento, assinatura da comissão organizadora.
A entrega do Certificado de participação no evento está vinculada à apresentação do trabalho.
Dúvidas
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Comissão Organizadora pelo e-mail: elisangelacoutinho@ceetvasco.secti.es.gov.br