PALESTRANTES

Conheça um pouco mais sobre os palestrantes do nosso evento.

Profª Drª Wania Regina Coutinho Gonzalez

Graduada em Sociologia e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Possui experiência no Magistério do Ensino Superior na graduação e na pós-graduação stricto sensu. Ingressou na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, em abril de 2008. A partir de 2009 passou a compor o corpo docente do Mestrado em Educação e Cultura das Periferias Urbanas da UERJ/ FEB. Integra o corpo docente do Mestrado Acadêmico em Educação e Cultura Contemporânea da Universidade Estácio de Sá – UNESA. Ministrou as disciplinas: Pesquisa em Educação, Políticas Educacionais dos anos de 1990. Além do modelo de competências na Educação Profissional, Pesquisa em Educação e Questões Teóricas, Epistemológicas da Pesquisa em Educação e Epistemologia da pesquisa em políticas educacionais. Integrou a linha de pesquisa Políticas Públicas e Gestão, fez parte do corpo docente do Doutorado e exerceu a Coordenação Adjunta do Programa no período de janeiro de 2009 a janeiro de 2011. Possui experiência no campo da Educação, com ênfase em Políticas Educacionais atuando principalmente nos seguintes temas: gestão escolar, competências, educação ambiental, qualificação profissional, trabalho e educação. Desenvolveu a pesquisa Educação e sustentabilidade: ações do terceiro setor no Rio de Janeiro com apoio da FAPERJ, dentre tantas outras atividades educacionais.

Profª Ms Renata Resstel

Mestra em Educação em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes/Cefor. Graduada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela Faculdade Integrada São Pedro- FAESA. Atua como Gerente de Educação Profissional na Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico (SECTIDES), Coordenadora Geral Pronatec, Membra do Grupo de Estudos e Pesquisas em Design Educacional e Inclusão - Gedi.

Profª Mestranda Karina Aguieiras Cortat              

Cursando Mestrado na área de Educação e Matemática - EDUCIMAT no IFES e trabalhando na Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico (SECTIDES). Concluiu um MBA de gerenciamento de projetos pela FAVENI - Faculdade Venda Nova do Imigrante e participa como Bolsista do Projeto Oficinas 4.0 ministrado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) sob a coordenação de Profº Rodrigo Varejão. Possui graduação em Tecnologia da Informação e Sistemas de Informação pela Faculdade Vitoriana de Tecnologia (1999). Pós graduada em Análise de Sistemas. Tem experiência na área de Gerenciamento de projetos desde 2003. Na área acadêmica, atua desde 2004 em escola e universidades como SENAC. ESESP, IEL, UVV, Polo UAB Vitória e UNISAM.

Srª Pollyana Paraguassú Posse Guarçoni

Formada em direito pela Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim - FDCI, pós-graduada em Educação Inclusiva e Especial pela FASG e cursando Pedagogia. Extensão em Pedagogia de Projetos, extensão em Gestão Pública, extensão em Atendimento Educacional Especializado. Mais de 4.000 horas de cursos na área de inclusão. Mãe de três filhos, sendo que o mais velho é possui autismo. Militante e ativista na defesa dos direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA).  Atua na Amaes (Associação dos Amigos dos Autistas do Estado do ES) desde 2015, sendo presidente, tesoureira, gerente administrativa e novamente, hoje, atua como Presidente. 

Profº Drº Diemerson Saquetto

Diretor Geral e Professor-Pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES - campus Vila Velha), com atuação nos Cursos Técnicos, nas Graduações, nas especializações em formação de professores, nos Mestrados em Ensino de Humanidades e PROFQui. Pós-doutorado e Doutorado em Psicologia, Mestrado em História Social e Política (UFES). Especialista em Gestão de Políticas Públicas; Especialista em Educação de Jovens e Adultos; Especialista em Filosofia e Psicanálise; MBA em Gestão Escolar (USP); Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Psicólogo formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Bacharel em Direito (UFES). Tem experiência nos seguintes temas: Psicologia Social (Representações Sociais e Identidade Social); Ensino, História e Filosofia das Ciências; Formação de Professores; Gênero e Religião. Ex-presidente do Conselho Regional de Psicologia do ES (CRP-16) - gestão 2016-2019.